Pela primeira vez, na historia uma equipe de astrônomos descobriu um sistema com cinco planetas.
Após 18 anos de observações de uma estrela semelhante ao Sol, 55 Cancri (ligeiramente menos brilhante do que a nossa estrela),
há finalmente provas de um conjunto planetário complexo, parecido com o sistema solar.
O novo planeta foi detectado através da técnica Doppler, que mede pequenas alterações da distância da estrela por efeito da atração gravitacional exercida pelo planeta, que tem de ser maciço.
Neste caso, trata-se de um gigante gasoso com metade da dimensão de
Saturno e uma massa 46 vezes superior à da Terra. A sua distância em relação à estrela é um pouco inferior à medida entre o Sol e a Terra (116 milhões de quilometros em 55 Cancri, contra um mínimo de 146 milhões no caso terrestre).
Além deste ser o quinto planeta detectado no sistema, o que entusiasmou os cientistas foi a circunstância do colosso circular na zona habitável da estrela, onde pode existir água no estado líquido. As órbitas são quase circulares, ao contrário do que acontece no sistema solar, com os planetas a formarem órbitas elípticas.
A tecnologia da investigação exoplanetária não permite detectar massas pequenas, mas a descoberta deste planeta na zona habitável é um ponto promissor. Esta, pelo menos, foi a ideia sublinhada pela astrónoma Debra Fischer, da Universidade de São Francisco, que liderou a equipe. "Todos os gigantes gasosos do sistema solar têm grandes luas", explicou a astrónoma.
Além de Fischer, a equipe incluiu o astrónomo Geoffrey Marcy, da Universidade da Califórnia, entre outros, e a investigação será publicada no Astrophysical Journal .
55 Cancri tem um planeta gigante numa órbita semelhante à de Júpiter e outro muito próximo da estrela. O mais exterior leva 14 anos para concluir a sua órbita.
há relatos que a estrela 55 cancri tenha uma massa maior que o Sol.Olhe essa imagem.
E ainda existem alguns que insistem em afirmar
que em um universo tão imenso e desconhecido como é, só existe esse mínimo
planeta chamado Terra, acompanhada de outros planetas ao redor de um Sol.
Isso só prova que o que temos por conhecido e como hipótese única difundida,
nada mais é, do que o que podemos enxergar até então.
Talvez também faça parte de nossos instintos
temer o desconhecido, mas ao mesmo tempo, não
muda o fato de ele existir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário